Históricos

Histórico da Congregação

Santa Maria  Eufrásia Pelletier nasceu a 31 de julho de 1796, na Ilha de Noirmoutier, próxima à costa da Bretanha - França, onde seus pais se haviam refugiado durante a contra-revolução da Vendéia. Era a última de oito filhos do piedoso e caritativo médico Juliano Pelletier e de Ana Amada Mourain. No Batismo, recebeu o nome de Rosa Virginia. Rosa ficava muito impressionada com a Fé profunda de seus pais em meio a terrível Revolução Francesa. Cresceu na atmosfera criada pelas histórias contadas sobre lutas heróicas do catolicismo da Vendéia contra os desmandos da Revolução Francesa, o que talvez explique em parte a sua fé robusta e conquistadora. Ela desfrutava das belezas de sua ilha-prisão, mas o viver numa família carinhosa não ocultava o lado sério da vida: traficantes de escravos na costa, morte inesperada do pai quando tinha 10 anos, ida para um internato fora da ilha e perda de sua mãe quando era uma jovenzinha. Educada pelas Irmãs Ursulinas de Chavagne, frequentou também o Instituto da Associação Cristã de Tours. Na escola de Tours, Rosa ouviu falar do Convento do Refúgio, pertencente a uma Congregação que São João Eudes havia fundado em 1641, para resgatar mulheres decaídas e proteger meninas e jovens órfãs. A Congregação se chamava Instituto de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio. Em 1835 ela fundou a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.

A Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, mais conhecida por Congregação do Bom Pastor, foi fundada em 1835 na França. Este nome de BOM PASTOR condensa em si, o Carisma, a Missão e a Espiritualidade.O Bom Pastor que conhece, guarda, alimenta, cuida e procura aquela ovelha que se perdeu, é o modelo proposto a cada Religiosa do Bom Pastor, a cada Colaborador/ Leigo/a ou Amigo/a que nela trabalhe.

CARISMA
O Carisma é esta graça dada à Fundadora e comunicada a cada Irmã do Bom Pastor: compreender, acreditar e fazer a experiência do ardente amor de Deus pela humanidade, revelado na Encarnação de Seu Filho e traduzido pela palavra “Misericórdia” que quer dizer: “o coração inclinado sobre a miséria.”

ESPIRITUALIDADE
A Espiritualidade das Irmãs do Bom Pastor é centrada na Pessoa de Jesus Cristo, o Salvador e o Bom Pastor que dá a vida por cada um de nós. Isto leva-nos a: amar com ternura a imagem de Deus em cada pessoa seguindo o exemplo de Cristo que sempre acolheu a fraqueza humana.

MISSÃO
Impelida por esta Misericórdia de Jesus, o Bom Pastor, a Congregação têm por Missão: acolher jovens e mulheres com ou sem filhos, excluídas e/ou em situação de risco, e ir ao encontro de pessoas e famílias em idênticas situações, como colaboradoras da Missão Redentora da Igreja.

Histórico da Instituição

O Colégio Bom Pastor, anteriormente denominado como Escola Santa Maria Eufrásia sempre teve como sua mantenedora o Instituto Bom Pastor (desde 16/07/1901) representado pelas “Irmãs Religiosas da Congregação Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor”. A Instituição foi de início instalada no Convento da Lapa, e, só em 1957, transferida para o endereço atual, à rua Waldemar Falcão, 567, Brotas. Antes da inauguração da Escola Santa Maria Eufrásia, o Instituto Bom Pastor manteve um orfanato durante muitos anos, onde acolhia crianças, jovens e idosos. Também, nesta época, funcionava uma fábrica de macarrão e uma padaria e a renda auxiliava na manutenção das obras sócio-assistenciais do Instituto. No início da década de 70, surgiram algumas dificuldades com as indústrias. Diante disso, a Congregação optou por criar uma escola, a partir da orientação dos padres vinculados à Instituição, para continuar a manter as obras sociais do Instituto. A Escola Santa Maria Eufrásia começou a funcionar como instituição escolar dedicada a Educação Infantil e foi ampliando os ciclos escolares progressivamente, e durante muitos anos atendeu crianças e adolescentes até a 8ª série do Ensino Fundamental. Assim, surgiu a necessidade de expandir sua oferta e, em 2001, foi implantado o Ensino Médio. No ano de 2009, a Instituição iniciou um novo projeto de educação tendo como referência as inovações tecnológicas, a educação inclusiva, as reflexões étnicas raciais e a ampliação do Ensino Fundamental de nove anos. A partir de outubro de 2009, conforme parecer CEE nº0032010-6/2009, a Escola Santa Maria Eufrásia passa a ser conhecida como Colégio Bom Pastor. A alteração de nome fundamenta-se na concepção de modernidade, que a instituição pretende seguir nesta nova etapa do desenvolvimento de suas atividades. O Colégio Bom Pastor instaura-se no tempo e espaço, como uma instituição comprometida com a instância educacional, que se fundamenta na base mediadora e articuladora de um projeto social, pautado nos valores humanos e um projeto político pedagógico centrado numa educação questionadora, crítica e transformadora da sociedade pós-moderna.

Galeria de  Eventos Realizados!   Veja Aqui!